Contents Previous Next

Arquivo manutencao.conf

O arquivo MTMON/etc/manuntencao.conf define os critérios para que eventos não sejam enviados ao servidor MTMON. Este arquivo é configurado no cliente e uma cópia é enviada automaticamente para o servidor do MTMON.

Nenhuma opção é obrigatória, mas no caso de não haver nenhum critério, é assumido que o sistema está em manutenção e todos os eventos são igorados. Um log é gerado em MTMON /log/mtmon.AAAAMMDD.manut, com o formato abaixo :

dd/mm/aaaa hh:mm:ss [Sessao de dd/mm/aaaa hh:mm:ss ate dd/mm/aaaa hh:mm:ss] Mensagem do evento

O arquivo de log registrará todos os eventos que foram identificados e não enviados para o servidor, sendo útil para debug.

Consulte a sessão alterando atributos do evento com um outro exemplo de controle na criação evento.

O arquivo manutencao.conf pode conter as seguintes opções :

Periodo

Define o período de manutenção.

    Periodo=dd[[/mm[/aaaa]],[hh:mm]][,dd[[/mm[/aaaa]],[hh:mm]]]

O formato da opção é data e hora de início e fim da manutenção. Se a hora não for definida, o hora inicial é assumida como 0:00 e a hora final como 23:59:59.

Se periodo não for definido, assume que o sistema está em manutenção para as opções no arquivo de configuração.

Consulte os exemplos abaixo para maiores esclarecimentos.

Servidor

Esta opção é necessária quando o servidor em manutenção é remoto, como por exemplo um computador com windows monitorado por plugins do Nagios.

Aplicacao

Define a aplicação que será filtrada, ou seja, eventos com esta aplicação não serão enviados para o servidor do MTMON. Os demais eventos continuam sendo enviando normalmente.

Objeto

Define o objeto que será filtrado, ou seja, eventos com este objeto não serão enviados para o servidor do MTMON. Os demais eventos continuam sendo enviando normalmente.

Exemplos

O exemplo abaixo apresenta o arquivo de configuração com 3 sessões :

[oracle]
   periodo=24/12 12:00, 31/12
   aplicacao=oracle

[windows]
   periodo=01/2, 10/2
   servidor=windows

[catraca]
  periodo=10
  aplicacao=catraca

No exemplo acima, os eventos da aplicacao oracle serão ignorados no dia 24/12 das 12:00 até o dia 31/12. Observe que não foi informado o ano não foi informado, este critério será válido em todos os anos.

Para o servidor windows serão ignorados os eventos do dia 01/02 das 00:00 até o dia 10/02 às 23:59:59. Observe que o ano não foi informado. Neste caso, o critério é válido para todos os anos.

No terceiro exemplo, o critério é atendido sempre no dia 10 de cada mês das 00:00 até às 23:59:59.


Contents Previous Next